A
concepção do Projeto Gente é resultado de uma parceria entre a Secretaria
Municipal de Educação do Rio, o Ministério da Educação e as seguintes
organizações: Fundação Telefônica|Vivo, Instituto Natura Intel, MSTech,
Tamboro, Instituto Ayrton Senna, Instituto Conecta e Unesco. Ele integra os
programas Ginásio Carioca, implantado em 2011, e Escolas do Amanhã, criado em
2009 pela Secretaria Municipal de Educação.
O
Ginásio Experimental Carioca (GEC) tem como base três eixos: excelência
acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. Dentro desse novo
modelo, a Secretaria de Educação ainda conta com escolas experimentais do 7° ao
9° anos, nas quais inovações pedagógicas são testadas e, posteriormente,
ampliadas para toda a rede.
As
escolas do GEC, onde o Gente está inserido, atendem jovens de todas as regiões
da cidade, atuando como núcleo animador de um movimento de qualificação da
educação no segundo segmento, sendo fonte de inovação em conteúdo, método e
gestão. A metodologia foi adotada em dez unidades escolares em 2011 e, em 2012,
mais nove escolas passaram a funcionar dessa forma, oferecendo mais tempo de
aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês. A entrada de mais nove
escolas em 2013 reflete o sucesso do programa.
O
Programa Escolas do Amanhã tem como objetivos reduzir a evasão escolar e
melhorar a aprendizagem em 155 escolas localizadas nas áreas mais vulneráveis
da cidade ou recém-pacificadas. Integram as estratégias do programa cuidar do
ambiente físico, acadêmico e social da escola e trabalhar para o
desenvolvimento e promoção de uma cultura baseada em valores.
A
estrutura do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais
Espaço físico - No Gente, o
aluno está no centro do processo de aprendizagem. Por isso, as alterações
arquitetônicas realizadas no prédio da escola têm como objetivo proporcionar
uma nova utilização pedagógica ao espaço. Foram criados espaços amplos e
abertos, possibilitando o trabalho coletivo de alunos e professores,
transformando o ambiente em local atrativo ao aprendizado, com identidade
visual e mobiliário próprios. Toda essa modificação também visa adequar a
escola aos novos equipamentos que disponibilizam a vanguarda da tecnologia para
os alunos e professores. O designer Jair de Souza e o Grupo do Rio assinam o
projeto de ambientação e programação visual da escola.
Avaliação
diagnóstica -
Ao ingressar no Gente, todos os alunos passam por uma avaliação diagnóstica
para identificar deficiências de aprendizagem, níveis e estilos diferentes.
Itinerário
formativo -
Após a avaliação diagnóstica, os alunos recebem um itinerário formativo próprio,
um mapa que lista as competências e as habilidades que já possuem e aquelas que
ainda precisam desenvolver. O itinerário também informa as atividades da
Educopédia que cobrem cada habilidade.
Projeto
de vida -
No Gente são oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar
seus sonhos profissionais e, assim, elaborar um projeto de vida. Com a ajuda do
seu professor mentor, os alunos são orientados a participar de atividades
eletivas que o auxiliem a prosseguir no seu projeto. Todas as disciplinas
eletivas têm um cunho pedagógico, com o conceito de que os alunos precisam ter
uma formação básica sólida para realizar qualquer sonho.
Professor
mentor -
Os professores atuam em todos os núcleos de conhecimento. Para isso, recebem
cursos de capacitação e formação continuada. Além disso, os professores atuam
como mentores em atividades diversificadas e disciplinas eletivas, que são de
livre escolha dos alunos e norteiam o seu projeto de vida. O programa também
conta com professores de Língua Estrangeira, Educação Física e Artes.
Disciplinas
eletivas -
São de livre escolha do aluno e estão relacionadas a seus projetos de vida. O
Gente oferece várias eletivas, como Robótica e Mecatrônica, Construção de
Blogs; Inteligência Artificial (curso da Universidade de Stanford); Programação
Básica; Webdesign e os Livros de Shakespeare, em inglês, num curso oferecido
pela Universidade de Harvard.
Projetos
transdisciplinares -
São desenvolvidos pelos alunos a cada semestre a partir de uma
situação-problema ou uma pergunta para digestão e aplicação do conhecimento.
Será uma forma de educação hands on relacionada a áreas
diversas. Nesses projetos, os alunos terão de analisar dados reais, trabalhar
em grupos pré-definidos e atuar como agentes transformadores de suas
realidades.
Educopédia - A Educopédia
é uma plataforma on-line colaborativa de aulas digitais,na qual alunos e
professores podem acessar atividades autoexplicativas de forma lúdica e prática
de qualquer lugar e a qualquer hora. Criada pela Secretaria Municipal de
Educação, a plataforma tem o objetivo de tornar o ensino mais atraente e
mobilizador para os adolescentes e instrumentalizar o professor. O programa
oferece uma opção rápida e fácil para professores que desejam integrar
tecnologias às aulas. Além disso, é mais uma alternativa para o reforço escolar
e para os alunos que faltaram às aulas ou que não compreenderam o conteúdo. A
Educopédia foi criada com base nas orientações curriculares da SME e
estruturada para cada dia de aula. As aulas digitais possuem atividades que
incluem vídeos, animações, textos, podcasts, quizes, jogos e seguirão uma
metodologia pré-definida.
Educoteca - É a
biblioteca digital da Educopédia, onde podem ser acessados livros em formatos
inovadores, transmídia e interativos. Além disso, professores e alunos poderão
ter suas produções escritas armazenadas e compartilhadas com outros usuários.
Máquina
de Testes -
A Máquina de Testes é um sistema de avaliação dos alunos que cobrirá, a médio
prazo, todas as disciplinas, de 1º a 9º anos. Desde fevereiro deste ano, o
sistema já tem provas de Português, Matemática e Ciências, do 5º ao 9º anos.
Por meio de um banco de questões, preparadas por cerca de cem professores da
Rede Municipal, os alunos farão provas em ambiente digital. Todas as questões
aplicadas pelo computador são de múltipla escolha, gerando um resultado
imediato. O sistema será usado para as avaliações bimestrais, que servem como
base para o acompanhamento do desempenho das escolas da Prefeitura do Rio. Os
alunos do Gente usam a Máquina de Testes frequentemente, ao final de cada aula
da Educopédia.
Biblioteca - As
bibliotecas são compostas por um acervo atraente para a faixa etária, com
material de pesquisa de profissões e grandes clássicos da literatura, que
poderão ser lidos em vários meios (e-books, por exemplo). O Gente conta, ainda,
com o apoio e parceria das seguintes empresas: Mind Lab, Microsoft, Sapienti,
Cultura Inglesa, EvoBooks, Cisco, Pete e Geekie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário