terça-feira, 19 de março de 2013

Inclusão digital

Dos primeiros passos ás experiências mais avançadas, tudo sobre o computador em sala de aula.

Aos poucos, os computadores se incorporam ao dia-a-dia das escolas , convidando os professores a repensar suas práticas.Conhecer experiências reais que vão dos primeiros passos até os voos mais altos no mundo digital .

Há uma década, computador em escolas brasileiras era, quando muito, privilégio de elite. Seu uso praticamente se restringia a processar texto e a internet era novidade absoluta. Hoje esses recursos são mais básicos de uma enorme gama de opções. Embora 92% das escolas públicas urbanas do Brasil tenham computador com acesso à internet em seu estabelecimento, apenas 4% têm o equipamento instalado em sala de aula. O uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas Brasileiras apenas 18% dos professores de escolas públicas urbanas do Brasil usam internet na sala de aula, mais cedo ou mais tarde , contudo, eles estarão em toda rede de ensino.
Fazer parte dos novos tempos não depende apenas de equipamentos modernos .A Interação que eles permitem pede uma revisão dos métodos tradicionais de ensino .Quanto mais se mantiverem os hábitos que relegam o aluno a um papel meramente receptor , menos diferença a tecnologia fará no aprendizado . Em muitas escolas ,os computadores ficam a maior parte do tempo confinados a salas que só se abrem para aula de informática ,sem se incorporar ao projeto pedagógico .É como deixar trancados os livros da biblioteca ou limitar seu uso processo estrito de alfabetização .
Em geral , crianças e jovens  sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital.
O papel do professor ,portanto, é dar um sentido ao uso da tecnologia ,produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidades. É possível, por exemplo, estimular o raciocínio lógico  com jogos virtuais , ou criar uma página na internet para a a garotada publique seus textos. O computador trouxe novas situações de aprendizagem que o professor deve gerenciar .

Dicas sobre novas tecnologia

PARA PAIS .

*Observe como seu filho interagem com os jogos digitais, quais são seus preferidos, quanto tempo e em que momento ele joga, se o faz sozinho ou com colegas (pessoalmente ou virtualmente),em casa ou em lan houses. Assim, fica mais fácil entender o que representam os jogos para ele .
* Proponha participar dos jogos.
*Negocie horários de uso do computador .
Para saber se o combinado esta funcionando, verifique se os compromissos escolares estão sendo cumpridos .
Peça para ver   os registros de seu filho na internet, como página no orkut , facebook ou os contatos no e MSN. Não acesse essas ferramentas ás escondidas .
Não invoque perigos que não existe. Explique, por exemplo, o que realmente pode acontecer se ele abrir um e-mail estranho, que pode conter vírus.
Se não quiser que seu filho acesse sites que considera impróprios, instale um filtro no computador . 

Para os professores .

*Conheça a cultura televisivo - digital de seus alunos :O que eles gostam de ver na TV e usar na internet , como jogos e comunidades . 
Faça um debate com os que já utiliza canais de comunicação, como MSN: Discuta as palavras que eles usam para se comunicar e compare com a linguagem culta .
Promova dias ou momentos de jogos coletivos na internet. Utilize os que provocam a interação, envolvem conhecimentos gerais e específicos de disciplinas da escola ( Matemática, História) e estimulam estratégias desafios e raciocínio lógicos .
Crie uma comunidade da escola no orkut, com a participação dos estudantes e autorização da direção.
O debate em torno da criação da comunidade de seus objetivos e regras podem enriquecer o aprendizado. Lembre que essa iniciativa envolve risco e responsabilidade, pois trata-se de um espaço livre, onde qualquer um pode entrar e escrever o que quiser .Deixe claro que, assim como na vida real, na virtual também não podemos ofender, caluniar ou injuriar minguem .
Estimule a troca de opiniões por meio de outras ferramentas, como os blogs.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário