
- Identificar aspectos negativos e positivos da tecnologia.
- Identificar e entender em que medida a tecnologia pode contribuir para a melhoria do ensino.
Conteúdo- Introdução das novas tecnologias no universo escolar
- Discussão sobre a crença social no poder da tecnologia
Tempo estimado Três aulas
Material necessário - Cópias do artigo "A tecnologia não nos salvará (por enquanto)", publicado em Veja (Edição 2261, 21 de março de 2012)
- Cópia do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, para o professor.
Desenvolvimento Aula 1 Divida a classe em grupos e solicite aos alunos uma leitura atenta da matéria da revista Veja. Peça que identifiquem as principais ideias contidas no texto e os argumentos fundamentais do autor. Em seguida, proponha uma discussão indagando se concordam ou não com as ideias apresentadas.
Observe que, provavelemente, boa parte da classe, assim como uma significativa parcela da sociedade, considera o desenvolvimento de novas tecnologias um progresso inestimável com efeitos benéficos e positivos para todos. Aproveite para contar aos alunos que essa concepção é reforçada pela ideia de que as tecnologias ajudariam a resolver inúmeros problemas que há tempos afligem a humanidade.
Questione se a turma concorda ou não com essa visão e, a fim de estimular a reflexão e a discussão, e veja quais são as teorias que a classe já tem sobre a possibilidade de a tecnologia ter efeitos sociais negativos. Aproveite para questioná-los sobre a ideia de progresso: de fato o progresso resulta do desenvolvimento tecnológico? os progressos existentes beneficiam igualmente todos os setores da sociedade? Um bom exemplo para encaminhar este debate é levá-lo para um campo mais prático, como o da medicina: o desenvolvimento de aparelhos médicos ultra-modernos garantem pleno acesso à saúde ou beneficia apenas uma parcela minoritária da população, já que encarece o tratamento médico?
A partir das respostas fornecidas aos alunos, explique que essa valorização da tecnologia resulta do papel fundamental que ela desempenha na vida econômica e social em todos os lugares. Explique, por exemplo, que o fenômeno da globalização só foi possível graças ao desenvolvimento tecnológico.
Demonstre também como os novos instrumentos tecnológicos resultantes da terceira revolução industrial - a da microeletrônica nos anos 80 - ajudaram a suprimir as distâncias e a acelerar o tempo, além de obrigarem os trabalhadores de todas as partes a desenvolverem novas habilidades.
Mostre também que muitos desses aparelhos provocaram enormes mudanças em nossos hábitos e cultura, como é o caso do celular , do vídeo e dos computadores pessoais conectados à internet.
Explique que essa visão preocupa hoje muitos pesquisadores de várias áreas do conhecimento e que, por esse motivo, muitos deles começaram a pesquisar os efeitos da tecnologia a fim de verificar se eles são sempre positivos ou benéficos ou se, ao contrário, apresentam efeitos perversos ou negativos.
Mostre que um desses pesquisadores, chamado Herbert Marcuse, afirma que a técnica se distingue da tecnologia por existir em todas as sociedades. A fim de entender melhor a distinção, proponha uma reflexão sobre como a humanidade trabalhava ou produzia nas sociedades pré-capitalistas.
Pergunte, por exemplo, que instrumentos utilizava na atividade agrícola e como os fabricava, já que não existiam máquinas. Questione que tipo de conhecimento era necessário para produzi-los e se estes sofriam mudanças constantes ou não.
Aproveite as respostas fornecidas e examine o caso da enxada, destacando o caráter artesanal de sua fabricação e como sua forma permaneceu basicamente a mesma até a atualidade. Indague se esse instrumento pode ser considerado uma extensão do corpo humano ou não. Solicite ainda que justifiquem a resposta.
Em seguida, aproveite as respostas fornecidas para explicar o que é a tecnologia. Mostre que ela começou a existir apenas na sociedade capitalista, sendo fruto da revolução cientifica e da revolução industrial. Explique o significado dessas revoluções e pergunte por qual motivo seria necessário produzir mais mercadorias em menos tempo.
Sempre aproveitando as respostas fornecidas, indague o que é uma máquina e o que é necessário para produzi-la. Aproveite para realçar a diferença entre experiência e ciência. Questione como o trabalhador se relaciona com a máquina, indagando se ela respeita ou não o ritmo biológico do corpo humano ou se, ao contrário, ele tem de se adaptar ao ritmo dela, que é mecânico. Estimule agora uma comparação entre a máquina e a enxada a fim de aclarar as diferenças entre elas e, dessa maneira, entre a técnica e a tecnologia.
Indague também se uma máquina opera isoladamente ou apenas em relação a outras máquinas. Aproveite para comentar como a organização delas na fábrica é planejada e não casual e chame a atenção da turma para a observação desse aspecto no filme Tempos Modernos, que será exibido na próxima aula.
Aula 2A fim de tornar claro o que foi discutido e analisado na aula anterior, exiba aos alunos o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin. Solicite atenção especial para as cenas e as sequências em que o personagem aparece trabalhando na linha de montagem de uma indústria e em seguida proponha uma discussão sobre as características desse tipo de processo de trabalho e para apontarem os efeitos negativos das máquinas na vida dos operários.
Aula 3Retome a análise e a discussão das aulas 1 e 2 e aproveite para explicar que a tecnologia seria um processo social que tem como objetivo dominar a natureza a fim de aumentar a produção econômica. Mostre que, em muitos casos a tecnologia não está somente à serviço do bem estar dos cidadãos ou dos trabalhadores, como o filme Tempos Modernos deixa claro, mas também -e, na maioria dos casos - vinculadas à produção econômica.
Além disso, explique que os aparelhos tecnológicos modernos, destinados ao consumo civil e doméstico, apresentam uma qualidade nova em relação aos produtos tecnológicos resultantes da segunda revolução industrial. Enquanto aqueles eram, em geral, destinados a substituir o trabalho humano no universo doméstico, como geladeiras, máquinas de lavar roupa e louça, etc, os produtos que surgem com a revolução da microeletrônica, são destinados tanto ao trabalho, quanto ao lazer.
Questione se o uso intensivo desses aparelhos, que são usados em larga escala pelos jovens, apresenta sempre efeitos positivos ou se, ao contrário, interferem negativamente tanto no desempenho escolar quanto no processo de sociabilidade, visto que seus usuários preferem se comunicar por meio de tais aparelhos em vez de manter um contato real com os outros.
Proponha uma discussão e uma reflexão coletiva sobre isso indagando também quantas horas por dia, em média, seus usuários ficam defronte a tais aparelhos.
Explique também que o consumo intensivo dessas novas tecnologias pode inclusive viciar seu usuário porque elas oferecem uma espécie nova de diversão baseada na saturação de estímulos, que são cada vez mais intensos e acelerados, acabando assim por excitar desmedidamente a sensibilidade.
A fim de completar o raciocínio, mostre que tais aparelhos tecnológicos exigem uma adaptação por parte de seus usuários e que nesse processo eles os moldam e os adestram, de maneira que estes se tornam objetivamente dependentes da tecnologia para executar tarefas básicas. Destaque que com isso os indivíduos podem se isolar, dependendo menos de outros indivíduos.
Em seguida, proponha uma discussão sobre as consequências da introdução em larga escala desses aparelhos tecnológicos na escola e indague se eles poderiam contribuir decisivamente para a melhoria do ensino.
A fim de estimular e orientar o debate, explique qual é o objetivo do processo educativo e o que se entende por "formação".
Destaque e pergunte se o alunos concordam que os objetivos da escola são:
a) estimular a intensificação do processo de socialização;
b)desenvolver o indivíduo tanto intelectual quanto emocionalmente;
c) torna-lo apto a pensar e a agir racionalmente;
d) oferecer conhecimentos que possam auxiliá-lo a se inserir no mercado de trabalho como trabalhador qualificado;
e) estimular o desenvolvimento de atitudes e hábitos democráticos que reforcem sua atuação como cidadão responsável e crítico, capaz de atuar em defesa da justiça social.
Retome a discussão inicial da primeira aula e discuta novamente os principais argumentos apresentados pela matéria de Veja. Indague se a introdução das novas tecnologias no universo escolar pode de fato contribuir para a melhoria do ensino ou se, ao contrário, os governos promovem sua inclusão por motivos econômicos e, ao mesmo tempo, para agradar a sociedade, já que esta sustenta uma crença ingênua no poder e alcance dela.
Mostre como essa crença, sem questionamentos, pode levar o país e seus jovens a impedir uma reivindicação real e efetiva na melhoria do ensino, que passa tanto pela valorização do professor e de sua atuação em sala de aula, quanto pelo processo educativo presencial.
Conclua o raciocínio mostrando que as novas tecnologias podem ser instrumentos importantes na formação e podem ser utilizadas no ambiente escolar, mas apenas na medida em que complementem o trabalho formativo do professor e da aula presencial.
Por fim, peça a elaboração de uma redação sobre o assunto.
AvaliaçãoVerifique se os trabalhos entregues são coerentes e se as ideias estão bem concatenadas. Analise, também, se a expressão verbal está correta e adequada e se os estudantes revelam entendimento do assunto discutido em sala. Leve em conta a participação do aluno nas discussões e observe se ele compreende tanto a ambiguidade da tecnologia quanto o papel formativo da escola.
Consultor Débora Carvalho
Mestre e Doutora em Sociologia pela Unesp. Professora de Sociologia da Universidade Federal de Lavras. Autora de livro didático de Sociologia
Mestre e Doutora em Sociologia pela Unesp. Professora de Sociologia da Universidade Federal de Lavras. Autora de livro didático de Sociologia
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